Trgêmas Helena, Isabel e Micaela

sábado, 27 de julho de 2013

Cólicas, chororô e vacina

Oi gente,

Não, ninguém falou que seria fácil... mas também não precisava ser tãooo difícil!!

Esses últimos dias foram cruéis. Tenho tido crises de choro, me sentindo uma péssima mãe... Porquê??? Porque não to conseguindo dar conta delas sozinha. Duas vezes durante a semana tive que ligar pro Michel me socorrer porque o chororô estava incontrolável. Isso me frusta profundamente... Fico arrasada. Aí tem quem diga: Mas deixe chorando... Como??? Sinceramente não é pra mim. Essa fase das cólicas está me tirando as forças, e elas vieram com tudo mesmo... e o pior é que as crises começam por volta das 18h que é justamente o horário que estou sozinha... então vocês já imaginam meu desespero né. Quando vai chegando a hora do Michel sair pra trabalhar já começo a ficar em pânico...

Conversei muito com minha amiga Iadja do blog trigemeosguerreiros.blogspot.com.br e ela me passou dicas muito valiosas. Além disso busquei nos arquivos dos blogs das minhas amigas Rosana, Desireé e Teka (todos na minha lista de blogs de múltiplos), se conseguia dicas pra conseguir que elas ficassem mais calmas nesse período.

Bom, pegando um pouquinho daqui e dali, consegui resolver da seguinte forma (e funcionou):

Infelizmente tive que cortar o banho da noite. Isso porque sozinha estava ficando inviável. Como elas mamam no mesmo horário, tinha que esperar o horário de acordarem pra dar banho e só dava o mama depois de terminar com a terceira, até lá ficava um chororo sem fim e depois disso nada acalmava. Tentei dar mama e depois dar banho mas também não deu certo porque elas acabavam vomitando por causa do meche meche. E como esse horário é o horário crítico das crises de cólica, com muita dor no coração cortei esse banho. Dessa forma, ao primeiro sinal de fome, já pego a primeira, troco, dou mama, faço arrotar (impostantíssimo pra diminuir as cólicas) nino um pouco no braço mesmo e coloco no berço. Faço isso pra ter certeza de que depois que coloco no berço elas não acordem mais. O quarto fica com a luz apagada e apenas o abajur fica ligado. Nessa hora reina o silêncio absoluto lá em casa. Isso porque durante o dia faço até questão de ter bastante barulho pra elas acostumarem assim. Coloco música, falamos alto, sem medo de acordá-las. Mas a noite não... é pra que elas reconheçam e diferenciem o dia e a noite. Aí parto pra segunda e depois pra terceira. Esse ritual todo leva mais ou menos 1h. Quando coloco a terceira no berço, tenho vontade de pular de alegria rsrsrs... Uma sensação de dever cumprido rs. Aí é a hora de ajeitar a bagunça, lavar as mamadeiras, tomar um banho e dormir até a próxima mamada, que a esta altura do campeonato já está bem próxima rs.

E acrescentei a funchicória como primeira opção pras crises de cólica. Antes era a última. Molhava a chupetinha e dava, mas confesso que não percebia grandes mudanças. Mas a Iadja me indicou colocar na água ou no chá pra elas tomarem. Já testei e adivinhem??? Nem luftal precisei dar mais... Duas noites seguidas que elas dormem super bem. Continuam acordando pra mamar, mas mamam e voltam a dormir. Espero que não seja apenas coincidência rsrsrs...

Outra coisa que tem sido difícil pra mim, é não acostumar no colo. Quando elas tem as crises de cólica, o que eu mais quero é poder pegá-las no colo pra acalentar porque sei que é a maneira mais fácil de acalmá-las. Mas aí vem aquele bichinho chamado consciência e fica martelando minha cabeça dizendo que depois eu vou sofrer as consequências... Ai ai, meu medo só é errar tentando acertar. Acredito que deve ser um medo comum à todas as mães.

Bom, mas a calmaria passou rápido porque ontem elas tomaram a vacina. Aqueeela penta que arrebenta com as pequenininhas. Tiveram febre, dor, quase morri de dó. Então estou na casa da minha mãe porque sozinha não conseguiria dar conta de cuidar das três sozinha. Eu ia voltar pra casa hoje, mas elas continuam com bastante mal estar e resolvemos ficar mais um dia, para o bem delas e para minha sanidade rsrsrs... Confesso que é beeeem mais fácil cuidar delas com ajuda. Mesmo elas estando dodóizinhas...

Depois que eu voltar pra casa, vou refazer a rotina e volto pra contar como foi.

Outra coisa, levei a Micaela no Otorrino e o que ele me disse foi que não é necessário me preocupar. Ele observou bem como estava a respiração dela e viu que ela consegue respirar bem, mesmo com a chupetinha na boca. Falei que as vezes ela não consegue mamar direito e ele disse que provavelmente é porque o outro nariz está entupido. Orientou que eu use soro fisiológico quando isso acontecer. Ele disse que descarta que seja um tumor. Deve ser uma inflamação causada pelo CPAP que ela usou na UTI. Falou que existe um exame que pode ser feito mas que é bem invasivo e precisa dar anestesia. Disse que se fosse filho dele não faria e ficaria apenas observando pra ver a evolução disso. Como ela vai crescer, a tendência é a narina desobstruir sozinha. Então é o que farei. Estou com a solicitação do exame em mãos para o caso de uma emergência, mas por enquanto não vou fazer não.

Por hoje é isso... Vou lá que tem um trio me chamando rs!!

Minha mãe tirou essa foto e postou no face com a seguinte frase:
E finalmente a mamãe dormiu rsrsrsrs 


Um xêro!


6 comentários:

  1. menina
    deve ser tenso ne
    eu morro de medo das colicas...ai...

    meus meninos ja nasceram, ainda nao tiveram..

    mas nessa questao de ajuda, realmente, toda ajuda eh bem vinda, pra mim pelo menos. como vc disse, nos ajuda a manter a sanidade, ainda mais , no meu caso q ainda estou em processo de recuperação da cesária..

    e uma outra coisa q me alivia bastante q me dizem em situações q considero bem dificeis eh "vai passar".

    q bom ne!!


    aguardemos e vcamos aproveitando e cuidando

    beijos
    e melhoras 100% pras meninas!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa esta deve ser realmente a pior fase, dá aquele desespero de não conseguir tirar a dor delas e no seu caso a dor é tripla né? Adorei a dica de tirar o banho e dar o remédio com água ou chá. Espero que esta fase termine logo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi flor, devorei todo seu blog de uma vez...rsrsrsr
    Parabéns pelas meninas, Deus te abençoou grandemente!
    Elas são lindas...
    Estou te seguindo , me segue de volta!

    http://annalimah.blogspot.com.br

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelas meninas, e jamais se sinta culpada, tenha certeza que vc esta fazendo o seu melhor, somos seres humanos com limitações e cuidar de 3 é muito difícil, eu lembro que quando meus gêmeos nasceram eu chorei muito pq pensei que não fosse dar conta, mas se vc puder contar com alguém melhor, peça ajuda, não é vergonha para ninguém.
    Lembro que nas crises de cólicas que duravam das 18 as 20 horas em média era desesperador achava que nunca ia passar, mas passa, as coisas vão ficando mais fáceis.
    Tenha fé que tudo dará certo, Deus está do nosso lado sempre.
    Beijos no trio.

    http://www.thatamaisdois.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. amiga tem mesmo que pedi socorro e não se sinta mal com isso se uma você é uma heroína aqui em casa cólicas melhorou com chá de erva doce a folha mesmo sem conservante
    que bom que resolveu
    linda noite bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Fran eu também usa a funchicória no chá e as vezes colocava no leite também.

    Concordo com a Thalita não se sinta culpada de forma nenhuma, nos fazemos o melhor para o nossos pequenos, mas é uma conta que não bate 1 mãe para 3 bebês a carga é muito pesada, pensa ajuda sempre, convoque os padrinhos, amigos etc. para lhe ajudar.

    Sei que é difícil mas é realmente muito importante elas entenderem que se chorarem não terão colo, pois no início as pessoas até ajudam, mas depois de certa forma vc vai ficar com as três sozinha e isso não vai ser legal se elas estiverem acostumadas no colo.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir