Trgêmas Helena, Isabel e Micaela

domingo, 6 de janeiro de 2013

Enjôos...

Sinceramente não sei se tem alguma coisa relacionado com o fato de ser gravidez múltipla  mas sofri muito com os enjoos nesse começo de gestação.
Assim que soube dos tri, comecei a ler blogs, notícias e fazer pesquisar sobre o assunto na internet. E o que descobri é que gestação trigemelar merece cuidados diferentes em relação a tudo, principalmente em relação a alimentação. A maioria das mães precisa controlar a alimentação no início pois os bebês ganham peso no final da gestação. No caso de trigêmeos, como a chance de nascerem prematuros é de 100%, a nutrição completa já deve ser desde o começo. Preciso que eles cresçam fortes desde já, pra que nasçam mais fortes, mesmo que prematuros. Pois bem, e o que uma mãe faz quando não consegue comer nadica de nada. Meus enjoos eram tão fortes que não conseguia me alimentar direito. Vomitei poucas vezes, mas o enjoo incomodava o dia todo, a noite toda. Fiquei fraca, e ainda pra ajudar tive uma diarreia terrível. Resultado: Fui parar no hospital pra tomar soro e glicose, pois mal parava em pé. Não tinha forças pra nada.
Uma das coisas que mais pesou, foi ouvir das pessoas: Mas mãe é mãe, ela sabe que precisa comer e vai comer, é pro bem dos filhos. Isso colocou uma pressão tão grande em mim, que comecei a entrar em desespero. Será que não estava sendo boa mãe por não comer direito?
Contei com a ajuda da minha mãe e do Michel nessa fase. Esquecemos tudo aquilo que dizem que pode e não pode comer, o importante era eu conseguir comer, o que fosse. Então comi muita salada azedaaaa, fruta, purê de batata, sopinha etc... Funcionou, mas acabei emagrecendo. O que me deixou ainda mais preocupada.
Mas como todos dizem, é fase, e mais ou menos com 11 semanas os enjoos começaram a amenizar. Graças a Deus!!!
Agora estou com 14 semanas e comendo super bem, tentado comer alimentos saudáveis, mas que deem sustância pra mim e pros bebês, pois se eu fico algum tempo sem comer, já começo a me sentir fraca. Sempre fui de comer pouco, então estou tendo dificuldade com isso. Na maioria das vezes, como mesmo sem fome.
Sinceramente, as neuras que eu tinha antes de engravidar relacionadas ao meu corpo eu nem lembro mais. Pouco me importam as estrias, o peso, e tudo mais... o mais importante hoje pra mim é garantir que meus filhos nasçam saudáveis. Nunca fui de comer salada, verdura e legume, mas quem me vê comendo hoje nem sequer imagina isso... Meus pratos são lindos de ver rsrsrs... Tudo pelos meus filhotinhos!!!!

Sopinha de legumes... Hummm, que delícia rs!!

2 comentários:

  1. Oi Fran, parabéns pela gravidez trigemelar.

    Dá uma olha neste post (http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/2012/03/gravidez.html)
    Lá comento o mix que a nutricionista passou para mim, me ajudou muito pois sentia uma fome de leão, além de me saciar alimenta as crianças com coisas boas.

    Bjs Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amei o post Desirée... Obrigada pela dica!!

    ResponderExcluir